quarta-feira, 2 de abril de 2008

O poder das mídias 2.0

As mídias 2.0 conquistam cada vez mais poder nas redes. Se antes os meios de comunicação tinham o poder criar uma imagem ou um conceito, hoje esse poder está nas mão da mídia contributiva.

Um exemplo concreto (concreto ou virtual?) disso estão nos sites de vendas como Amazon (um dos maiores do mundo). Através desses sites, o cliente pode observar a opinião de outros clientes sobre o produto oferecido e até mesmo sobre a qualidade dos serviços prestados por essas empresas.

No site da Amazon, ao fazermos um busca sobre “IPod shuffle (Apple)”, encontramos 171 opiniões de clientes sobre o produto, divididas em positivas e negativas. Já imaginou se antes de adquirir um IPod da Apple, você pudesse saber quais são as vantagens e desvantagens desse aparelho? Isso é possível, e sem enganações, já que foi deito por quem adquiriu ou conhece o produto. Em um texto bem longo, um dos mais de 150 clientes, descreveu tudo que pensa sobre esse IPod e ainda fez um resumo com os prós e os contras:

Pros
- Newly lowered price!!!!
- Compact and functional design
- Nicely integrated clip - No case needed!
- Great family of Apple accessories
- Great for those already used to iTunes
- Included in-ear headphones are great for a starter pair
- Lots of great color options (silver, green, purple, blue)
- Highly durable player
- Apple brand and reputation

Cons
- Still a premium price compared to competing players (total $ and $ per gigabyte)
- Competing products offer more features, including fm radio and voice recording
- No screen to view track names
- Difficult to control / select tracks via playlists
- Proprietary dock / jack for syncing - Small capacity (1GB) with no expandability
- Limited native file format support in iTunes (MP3, AAC), though you can easily convert
- No drag and drop music control - Non iTunes fans are still forced to deal with software limitations

(http://www.amazon.com/review/RKT6987ERTMVJ/ref=cm_cr_pr_viewpnt#RKT6987ERTMVJ)

A opinião das “pessoas” para as “outras pessoas”, em sites de vendas e em mídias colaborativas, é tão importante para os negócios das corporações, que já existe um serviço que analisa o que os consumidores estão publicando sobre as empresas.

Veja a matéria publicada pelo site IDG Now:

Ferramenta permite avaliação de opiniões online sobre produtos e serviços
Por Redação do Computerworld
Publicada em 28 de março de 2008 às 09h19
Atualizada em 28 de março de 2008 às 10h07
São Paulo - Serviço analisa o que os consumidores publicaram sobre empresas em redes sociais e sites corporativos e respostas a conteúdo.
Um novo serviço hospedado lançado esta semana permitirá que as companhias absorvam a “inteligência do consumidor” através de conteúdo publicado sobre elas por seus clientes em diversas redes sociais, juntamente com as respostas a esse conteúdo.
Batizado 'Customer Insight Platform', o serviço da Networked Insights utiliza o processamento de linguagem natural para medir a interação e envolvimento dos consumidores com as comunidades online operadas por uma empresa e em redes sociais, como o MySpace.
Os dados colhidos por essa ferramenta ajudarão as companhias a entenderem melhor como os consumidores e potenciais clientes se sentem em relação a seus produtos e serviços, explica DanielNeely, CEO da Networked Insights. As empresas podem utilizar esses dados para aprimorar produtos, lançar novos serviços ou até alterar suas práticas de marketing e serviços ao consumidor, acrescenta.
“Mídia social implica fazer coisas baseadas em uma abordagem mensurável”, diz Neely. As companhias entendem que existe comprometimento com elas em sites pela internet, mas elas precisam “descobrir como medir isso”, avalia o executivo. “Seus clientes estão se comprometendo com áreas específicas, e é nelas que você deveria investir seus dólares”, aconselha.
Por exemplo, uma empresa de bebida alcoólica pode usar a ferramenta para monitorar discussões em uma rede social sobre sua marca de whisky para entender se ela é vista positiva ou negativamente. A companhia também poderia usar as informações de posts que expressem as dificuldades dos consumidores no momento de escolher uma marca de bebidas, e explorar essas informações em campanhas de marketing.
A ferramenta da Networked Insights vai além da simples identificação de tópicos relacionados a uma companhia através da busca pelo nome da empresa ou de seu produto, observa Neely. O serviço mergulha em qualquer interação que mencione a companhia ou alguma de suas marcas.Neely exemplifica: um simples post sobre um produto pode não trazer muito valor para uma empresa. No entanto, se esse simples post gerar uma série de comentários e circular entre internautas de diferentes regiões, por exemplo, ele pode indicar um alto nível de interesse.
Um varejista online poderia utilizar o serviço para analisar o conteúdo de uma rede social que mostre o interesse típico de consumidores com base em seus dados demográficos, acrescenta Neely. Profissionais de departamentos de atendimento ao cliente poderiam então tentar vender mais produtos a esses consumidores com base nos interesses descobertos pela ferramenta.
http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/03/28/ferramenta-permite-avaliacao-de-opinioes-online-sobre-produtos-e-servicos/

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