terça-feira, 9 de setembro de 2008

Economia da atenção

Nas ruas nos deparamos com diversas interfaces de comunicação. Outdoors, rádio, mensagem nos celulares, internet, televisores nos metrôs e elevadores. Enfim, temos um mundo congestionado de informação e receptores com escassez de tempo para atenção.

Thomas H. Daveport fala em seu livro “The Attention Economy: Understanding the New Currency of Business”, de 2002, sobre importância para as empresas em aprender a entender e gerenciar a atenção. Ele mostra algumas situações que comprovam que o enorme volume de informação disponível atualmente não atinge seu objetivo, já que há falta de tempo para serem assimiladas. Ele afirma que o grande desafio para um negócio ser bem sucedido é a sua capacidade em chamar e manter a atenção de seus consumidores.


Numa época onde existe a economia da atenção, temos que pensar em conteúdos e interfaces diferenciadas para atingir o interlocutor. Mas, acima de tudo, precisamos entender o funcionamento da compressão das mensagens pelos receptores.


De que adiantaria utilizar uma interface digital de última geração, se para o receptor a informação tiver uma capacidade de atenção baixa? A mensagem pode ser gerada e enviada de diversas formas e meios, mas só atingirá um lugar: a mente humana. Por isso, compreender como a mensagem chega ao receptor e como ela é processada no cérebro humano é essencial.


Precisamos entender como adquirimos novos conhecimentos e como isso será representado em nossas mentes. O “processo ou faculdade de se adquirir conhecimento” (Dicionário Houaiss) é chamado de Cognição.


O processo cognitivo é complexo e exige que um profissional de comunicação o compreenda para que ao enviar uma mensagem, consiga conquistar seus objetivos.

Um comentário:

Stelleo Tolda disse...

As disputas pelos consumidores são cada vez mais ferrenhas e a infidelidade às marcas, produtos e serviços é uma realidade. As organizações insistem em técnicas que ao invés de atraírem, afastam os clientes. Na economia da atenção, a mídia é gratuita, mas um erro na comunicação com o usuário, pode ser fatal para uma organização.

Sobre isso, fiz uma reflexão em meu blog: http://mlonlinegeneration.wordpress.com/2009/05/27/a-midia-e-gratuita-mas-a-atencao-nao/.

Abraços,
Stelleo Tolda
WWW.mercadolivre.com.br/mlog