segunda-feira, 5 de abril de 2010

A manipulação da Opinião Pública


Hoje trago uma dica de filme.

A Onda (Alemanha – 2008 )


O filme “A Onda”, se passa nos dias de hoje, na Alemanha, e mostra um professor de história, Burt Ross, numa aula sobre a Alemanha na década de 30 com a ascensão e o genocídio nazista. O professor questiona os alunos se hoje seria possível uma nova ditadura, eles respondem que não, que “são muito inteligentes”. O professor realiza então uma arriscada experiência pedagógica reproduzindo na sala de aula um grupo conduzido por um líder carismático e com alguns clichês do nazismo: usariam o slogan “Poder, Disciplina e Superioridade”, um símbolo gráfico para representar “A onda”.

A escola inteira é envolvida no fanatismo d’A onda, até que o professor perde o controle da experiência pedagógica que passou ao domínio da realidade cotidiana da comunidade escolar.

O desfecho do filme eu não vou contar, mas posso assegurar que é surpreendente.

Mais surpreendente ainda é percebemos o poder de um líder comunicador diante de uma massa, o poder de manipulação da opinião pública, as estratégias e técnicas utilizadas na conquista do objetivo. As pessoas se sujeitando a determinadas situações para fazerem parte de um todo. Deixam suas opiniões e senso crítico de lado para fazerem parte do grupo.

Vale a pena!

Clique aqui para ver o trailer


Nenhum comentário: